Índice

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Pés - cuidados antes e após a corrida

Todos os praticantes de corrida sabem que os nossos pés estão entre as partes do corpo que mais desgaste sofrem durante um prova. É através deles que toda a nossa energia dispendida durante o ato de correr passa para o chão. Isto é ainda mais visível em corridas de maiores distâncias (meias-maratonas e maratona) e corridas com terrenos mais irregulares (trails). O que alguns de nós não sabem é que existem um conjunto de cuidados básicos que permitem, em muito, aumentar o bem-estar e performance dos nossos pés.


Flictena pé


Dicas para cuidar os pés antes e após a corrida


Antes da corrida existe um conjunto de procedimentos básicos que visam proteger os pés das "pancadas" e fricções a que são sujeitos durante uma prova. Os mais importantes são:

Calçado adequado

Os ténis são muito mais que uma questão de estética. Devem ser adequados ao tipo de piso, duração da corrida e características do corredor, quer em relação ao peso quer em relação ao tipo de passada (ver artigo https://quemcorreporgost.blogspot.pt/2016/04/como-escolher-o-calcado-para-corrida.html)
É importante perceber que o número do nosso clçado de corrida tende a ser um pouco superior ao calçado do dia-a-dia, uma vez que os pés incham com o decorrer da atividade e precisam de um ténis que lhe forneça o espaço necessário.


Meias

As meias a utilizar, apesar de não se assumirem tão importantes como os ténis, também são uma variável que cada um deve procurar controlar, uma vez que fazem a "fusão" entre o pé do atleta e o ténis. Procurem utilizar meias com materiais técnicos (algodão está fora de questão) e respiráveis e com poucas ou nenhumas costuras a fim de reduzirem ao máximo a fricção por elas causadas e que pode levar ao aparecimento de "flictenas" - bolhas nos pés.


Lubrificante

Ainda tendo o objetivo de reduzir a fricção causada pela corrida presente, o uso de um lubrificante nos pés é tido como fundamental. Existem alguns produtos no mercado que podem ajudar neste sentido, contudo uma vaselina de boa qualidade é mais que o suficiente.

Unhas

As unhas devem ter uma atenção especial. Os corredores que não têm cuidados com a unhas tornam muitas das vezes as suas provas autênticos massacres para os pés. As unhas devem ser cortadas em linha reta, com especial atenção às extremidades para evitar que "encravem". Se na preparação de uma prova achar que não consegue cuidar das suas unhas de forma adequada visite um profissional de saúde para garantir o tratamento adequado.


Após a corrida também existem alguns cuidados a ter com vista a rápida e eficaz recuperação dos pés. Assim pode recorrer:


Gelo

A utilização de gelo imediatamente após as provas tem benefícios ao nível da diminuição da inflamação causada pelo exercício. Deste modo procure mergulhar os pés numa bacia com água gela por um período nunca superior a 10/15 minutos a fim de evitar queimaduras por frio.


Cremes de recuperação


Pode ainda recorrer a cremes próprios para a recuperação dos pés. Existem alguns no mercado. Contudo se utilizar gelo logo após a prova, um bom creme hidratante será suficiente para manter uma pele cuidada.



Seguindo estes princípios simples vai conseguir cuidar dos seus pés de prova em prova, e de treino em treino, aumentando o conforto durante a corrida e diminuindo o tempo de recuperação.

Bons treinos


Sem comentários:

Enviar um comentário