Índice

terça-feira, 1 de novembro de 2016

30ª Edição 20 kms Almeirim-Resumo

20 kms Almeirim 2016


E foi no passado Domingo que se realizou mais uma edição da mítica corrida de Almeirim. Cerca de 2000 atletas equiparam-se a rigor para mais uma manhã de Domingo celebrando o desporto e convivendo em torno da Sopa da Pedra.
Quanto ao dia, as condições não podiam ser melhores, sol, bom tempo, permitiram à população sair para a estrada para apoiar os atletas que mais uma vez se faziam ao percurso que liga Almeirim a Alpiarça.
10 Horas da manhã em ponto e dá-se o tiro de partida ( dado por Diogo Duarte, neto do falecido Gabriel Duarte - 1º Presidente da Comissão de Gestão e  diretor da Prova durante 29 anos).
Muitos atletas mais lentos por vezes dificultam esta partida, já que não existem caixas de tempos, mas em breve todos tomam o seu lugar no Pelotão. O calor fazia-se sentir e em breve havia alguns que já manifestavam sinais evidentes de cansaço. Contudo os vários abastecimentos de água e de esponjas eram, mais que suficientes, para combater os efeitos do calor.
Quanto a mim parti bem atrás no pelotão. e tive alguma dificuldade em encontrar espaço para passar atletas um pouco mais lentos. No final do 1º km já conseguia te algum espaço adiante e meti o ritmo que achava que daria para fazer uma boa prova. Os kms foram passando e ao 7º km passo com pouco mais de 34 minutos. Bom ritmo penso eu. Pena é o tornozelo esquerdo já dar sinais de que, devido a uma entorse contraída na passada 5ª feira, a 2ª parte da prova seria bem mais penosa.
Seja o que tiver que ser e segui. 10 kms com 48:34. Perto do retorno encontro alguns amigos já na volta para Almeirim e entre palavras de apoio lá se segue mais um pouco. O pé já chateava muito nesta fase. Reduzo bem o ritmo para ver se dá para chegar e até aos 15 kms as dores aumentam. Passo com 1h:19:00. Até final não há grande história. O pé ficou dormente mas já não havia grande energia para fazer diferenças! Chego à meta com 1:44:42. Menos 13 minutos que o ano passado, mas com a certeza que ainda dava para retirar mais uns trocos! Fica para o ano!
Banhos no final, e um agradável convívio em torno da Sopa da Pedra.
Parabéns aos vencedores da Geral, Nuno Carraça com 1h04:10 e à Ana Filipa Santos com 1h17:11.

20 kms Almeirim - chegada à meta


Para o ano há mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário